PROJETO CASULO DAS BORBOLETAS

ONG JARDIMDAS BORBOLETAS

“Sendo asas no voo de cada um.” 

 

Área: Educação Infantil 

Para quem? Crianças de 1 a 6 anos

Como funciona? As crianças permanecem na instituição em horário integral, de 7h30 às 16h30, e desfrutam de 5 refeições diárias. O cotidiano da Escola Infantil Casulo das Borboletas foi pensado de forma a contemplar atividades curriculares e extracurriculares que possibilitem, por meio da “Metodologia de Projetos”, desenvolver as múltiplas linguagens: oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, cinestésico-corporal, musical e artes visuais.

Fontes de recursos: Doações mensais de pessoas físicas e jurídicas, bem como convênio com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

A Paz no Mundo
A Paz no Mundo
A Paz no Mundo
Meu Corpo Humano
Meu Corpo Humano
Meio Ambiente
Alimentos Saudáveis
Alimentos Saudáveis

1. PROJETO PEDAGÓGICO

No âmbito de nosso Projeto Pedagógico, as múltiplas linguagens são trabalhadas em torno de eixos temáticos, tais como: “A Luz no Cosmos, “Alimentar-se bem para viver melhor”, “A Paz do Mundo Começa em Mim”, “A Incrível Máquina Humana”, dentre outros. As temáticas envolvem atividades de intensa experimentação e descobertas, nas quais o conhecimento é construído por meio do processo de interação, e não passado de forma passiva. Tendo como bases a Teoria Sociointeracionista, a Teoria das Inteligências Múltiplas e os 4 pilares da educação propostos pela UNESCO - “aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver” -, a proposta pedagógica busca formar cidadãos críticos e reflexivos.

ONG JARDIMDAS BORBOLETAS

2. PROJETO CASULO BRINCANTE

Um, dois, três e... já! Está na hora de brincar! Neste projeto, as crianças da Creche Casulo participam de uma imersão em vários tipos de brincadeiras, porque brincar bem é desenvolver-se! Assim, brincando, a criança constrói sua experiência de relação com o mundo, vivencia experiências, elabora conflitos e toma decisões. As brincadeiras desenvolvem a inteligência, bem como a coordenação motora. Além disso, ao brincarem, as crianças aprendem a viver em sociedade e, por meio das brincadeiras, também é transmitida a cultura. Vem para a Escola Infantil Casulo das Borboletas brincar!

3. PROJETO EXERCITANDO O CORPO BRINCANTE

Você já pensou na importância do movimento? Não apenas o movimentar, mas o exercitar para se desenvolver! Agora, coloque junto com as atividades físicas o Brincar. É daí que surge o projeto “Exercitando o Corpo Brincante”. Nele, as crianças podem conhecer, explorar e controlar seu próprio movimento e seus recursos motores por meio de brincadeiras e situações de interação. A intenção deste projeto não é ensinar movimentos prontos, mas sim que o movimento é muito mais do que uma técnica padronizada... O movimento é uma forma de descobrir o mundo!

ONG JARDIMDAS BORBOLETAS

Trabalhando deslocamentos de entrada e saída em caixas.

Trabalhando o agarrar com alvo móvel.

Trabalhando o equilíbrio com mudanças no centro de gravidade corporal.

Trabalhando o equilíbrio com colchão de ar.

ONG JARDIMDAS BORBOLETAS
ONG JARDIMDAS BORBOLETAS

4. PROJETO DESVENDANDO AS ARTES, A MÚSICA E A DANÇA

Desvendar o mundo imenso das Artes Plásticas, da Música e da Dança é a tarefa deste projeto. Através de recursos lúdicos, as crianças do Casulo das Borboletas - Escola Infantil - conhecerão pintores, escultores, dançarinos, musicistas e muito mais. Desvendando as mais variadas manifestações artísticas, a criança conhece seu passado e entende sua vivência presente. A Arte tem esse papel: o de sensibilizar, inspirar e, sobretudo, fazer a criança pensar, a fim de que ela possa sonhar e construir um futuro melhor!

ENTRE NO UNIVERSO DO PROJETO DESVENDANDO AS ARTES

ENTRE NO UNIVERSO DA MÚSICA E DA DANÇA

ONG JARDIMDAS BORBOLETAS
Canal YouTube do Jardim das Borboletas