Área: Educação Infantil
Para quem? Crianças de 1 a 6 anos
Como funciona? As crianças permanecem na instituição em horário integral, de 7h30 às 16h30, e desfrutam de 5 refeições diárias. O cotidiano da Escola Infantil Casulo das Borboletas foi planejado para contemplar atividades curriculares e extracurriculares que promovam o desenvolvimento das múltiplas linguagens: oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, cinestésico-corporal, musical e artes visuais, inspirando-se nas metodologias pedagógicas Montessori, Waldorf, no Projeto Valores e entre outras metodologias pedagógicas e educativas.
Fontes de recursos: Doações mensais de pessoas físicas e jurídicas, bem como convênio com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
1. Ambientes de Aprendizagem
Cada turma conta com ambientes e recursos pedagógicos cuidadosamente planejados para estimular o desenvolvimento infantil por meio de brincadeiras e atividades educativas. O dia começa com a oração dominical – o Pai Nosso – proporcionando um momento de acolhimento, reflexão e conexão espiritual, fortalecendo valores como gratidão, respeito e fraternidade.
Ao longo das atividades, músicas inspiradas na Pedagogia Waldorf contribuem para criar um ambiente sereno, acolhedor e propício ao aprendizado.

2. Desenvolvimento Infantil na Abordagem Montessori
Na sequência, apresentamos a abordagem Montessori, em que as crianças têm acesso a recursos pedagógicos adequados à sua faixa etária, favorecendo o aprendizado por meio do brincar e o desenvolvimento de diversas habilidades. Entre esses recursos, destacam-se painéis sensoriais, torres de Hanoí, blocos de madeira Montessori, dominós, quebra-cabeças educativos, lousa montessoriana, jogos de encaixe, alinhavos Montessori, primeiras formas geométricas, atividades de vestir e brincar, jogo da velha Montessori, mapa do Brasil, entre outros, todos cuidadosamente planejados conforme a idade e as necessidades de cada criança. Confira abaixo e clique nas imagens para mais detalhes.
.
3. Nosso Cotidiano na Escola Infantil
Após o Programa Infantil Montessori, as crianças desfrutam de um lanche nutritivo e participam de atividades lúdicas na brinquedoteca ou no pátio, desenvolvendo habilidades físicas, motoras e socioemocionais.
Em seguida, participam do Projeto Valores, que fortalece competências socioemocionais, graça, cortesia e trabalho em grupo por meio de leitura, arte, artesanato, música e dinâmicas interativas.
Por volta das 11h30, almoçam, praticando bons hábitos e boas maneiras, seguidos de um período de descanso acompanhado de músicas clássicas que favorecem a tranquilidade.
Às 14h30, acordam para um novo lanche e participam de brincadeiras e atividades em diferentes ambientes da escola, como pátio, varandas, brinquedoteca e biblioteca, encerrando o dia às 16h com o retorno para casa.
ENTRE NO UNIVERSO DO PROJETO DESVENDANDO AS ARTES
ENTRE NO UNIVERSO DA MÚSICA

4. Sala de Recursos Multifuncionais ( SRM)
É um espaço da Escola Infantil Casulo das Borboletas especialmente planejado para oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE) a alunos com necessidades educacionais especiais.
Integrada à rotina escolar, a SRM participa ativamente das atividades da escola, proporcionando um acompanhamento personalizado e um foco especial no desenvolvimento individual de cada criança, considerando suas potencialidades e necessidades específicas.
O ambiente é acolhedor, acessível e cuidadosamente organizado, com recursos pedagógicos e materiais adaptados que favorecem o desenvolvimento integral — motor, cognitivo, linguístico, emocional e social. As crianças que frequentam a SRM também participam do Programa Montessori Infantil, explorando uma variedade de atividades que estimulam a linguagem, o raciocínio lógico-matemático e científico, o refinamento dos movimentos, a concentração e a motricidade fina (grafomotricidade).
Além das atividades desenvolvidas na sala, os alunos participam de momentos ao ar livre e na brinquedoteca juntamente com outras turmas, conforme sua faixa etária, promovendo a socialização e a inclusão nas rotinas escolares. Também integram o Projeto Valores, que envolve vivências voltadas para o desenvolvimento de virtudes como afabilidade, respeito, amor à verdade, empatia e cooperação, contribuindo para a formação integral e humanizada de cada criança. Assim, a SRM se consolida como um espaço de aprendizado significativo, inclusivo e colaborativo, que valoriza o ritmo, os interesses e as conquistas de cada aluno, promovendo sua autonomia e o prazer em aprender.
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
|---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
|---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
|---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |










































































































