top of page
  • Foto do escritorASCL - Jardim das Borboletas

A Escola Infantil Casulo das Borboletas, com muita alegria, lembrou o Dia do Índio

Pela Equipe de Comunicação e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas


No mês de abril, os alunos de educação infantil do Casulo das Borboletas, maternal I, II, III e 1º Período conheceram a cultura indígena, seus costumes e tradições.


O Maternal 2 (Joaninha e Abelha) recebeu a visita de um indiozinho. Conheceram um instrumento musical, chamado maracá (chocalho); e ficaram sabendo que os índios gostam de pintar o rosto, colocar cocar para dançar de roda e jogar peteca (um brinquedo típico indígena). Em seguida, as crianças fizeram uma peteca; brincaram e se divertiram!



Por meio de histórias, músicas e brincadeiras, os alunos do 1º Período (Beija-flor) descobriram que os índios respeitam muito o meio ambiente e usam as matérias-primas da natureza. No pátio externo, brincaram e conheceram uma brincadeira indígena do Xingu (Mato Grosso), do povo Kalapalo, chamada “O Gavião e os Passarinhos” (Toloi Kunhügü!). Descobriram que a brincadeira é semelhante ao jogo de pega-pega.


A brincadeira, entre os Kalapalo, acontece na beira de uma lagoa ou de um rio.




Créditos do Vídeo:

Criação e edição do vídeo: Luciana De Carvalho - COPYRIGHT 2023. Todos os direitos reservados à Ação Social Caravana de Luz (ASCL) - Jardim das Borboletas.


bottom of page