top of page

Maternal 1 B vivenciou também uma experiência encantadora com a cultura nordestina

  • Foto do escritor: ASCL - Jardim das Borboletas
    ASCL - Jardim das Borboletas
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Pela Equipe de Comunicação e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas


No mês de julho, as crianças do Maternal 1 B da Escola Infantil Casulo das Borboletas participaram de vivências repletas de descobertas, sabores, música e cultura, aproximando-se das riquezas da região Nordeste e valorizando uma das mais belas tradições do nosso país.


A proposta teve início com a contação da história "A Festa do Milho e da Sanfona", de autoria da educadora Paloma Oliveira. Por meio da narrativa, os pequenos acompanharam a história de um milho amarelinho que, ao ouvir o som alegre da sanfona de Luiz Gonzaga, embarcou em uma divertida jornada de descobertas sobre as tradições festivas dessa época do ano, a arte das xilogravuras e as deliciosas transformações do milho em pipoca, milho cozido e broa de milho.


Vídeo dos alunos do Maternal 1 B da Escola Infantil Casulo das Borboletas ouvindo e interagindo com a contação da história A Festa do Milho e da Sanfona, da educadora Paloma Oliveira. Durante a atividade, as crianças acompanham a jornada de um milho amarelinho que, ao som da sanfona de Luiz Gonzaga, apresenta tradições da cultura nordestina, como as festas juninas e julinas, as xilogravuras e os alimentos feitos de milho, enquanto participam da proposta com atenção e curiosidade.
Entre histórias, sons e descobertas, a magia da infância ganha novos sabores!

A contação de histórias proporcionou às crianças um contato significativo com elementos da cultura nordestina, despertando a curiosidade, estimulando a imaginação e ampliando o repertório cultural desde a primeira infância.


Em outro momento, os alunos do Maternal 1 B participaram de diferentes vivências sensoriais e culturais no Pátio das Jabuticabeiras. Ao som das músicas de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", dançaram, exploraram movimentos e celebraram, com muita alegria, o clima das tradicionais festividades populares.


As descobertas também passaram pelo paladar. As crianças conheceram e saborearam diferentes preparações à base de milho, percebendo a diversidade de receitas que esse ingrediente proporciona.


Fotos dos alunos do Maternal 1 B da Escola Infantil Casulo das Borboletas saboreando broa de milho e milho cozido no Pátio das Jabuticabeiras da escola. As crianças participam de uma experiência de apreciação de sabores típicos da culinária nordestina, explorando a cultura e as tradições por meio da alimentação.
Sabores e descobertas que aproximam as crianças da cultura nordestina!

Entre elas estavam milho cozido, broa de milho, canjica e outras delícias típicas. Além da degustação, exploraram ingredientes como o fubá e a farinha de milho, compreendendo a importância desse alimento na culinária nordestina e nas celebrações tradicionais.


Outro momento de grande aprendizado foi a apreciação das xilogravuras espalhadas pelo Pátio das Jabuticabeiras. Observando de perto seus traços marcantes e ricos em detalhes, as crianças conheceram uma importante manifestação artística do Nordeste, percebendo que a arte também é uma forma de contar histórias, preservar tradições e expressar a identidade de um povo.


Fotos dos alunos do Maternal 1 B da Escola Infantil Casulo das Borboletas no Pátio das Jabuticabeiras da escola. Em uma imagem, as crianças apreciam xilogravuras, expressão artística da cultura nordestina que retrata histórias e identidades de um povo. Em outra, participam de uma vivência musical usando chapéus de palha e dançando ao som de músicas de Luiz Gonzaga, conhecido como Rei do Baião, explorando tradições da cultura nordestina com curiosidade e alegria.
Xilogravuras e baião: vivências que encantam e ensinam!

As atividades também estiveram alinhadas aos objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo o desenvolvimento das crianças por meio da valorização da diversidade cultural, da ampliação do repertório artístico e musical, da expressão corporal, da escuta e da imaginação, além da exploração das transformações dos alimentos e das tradições populares, fortalecendo aprendizagens significativas de forma lúdica e integrada.


Assim, entre música, dança, arte, sabores e muita alegria, o Maternal 1 B vivenciou momentos marcantes que aproximaram as crianças da cultura nordestina, fortalecendo o respeito às tradições, à diversidade cultural e às riquezas que fazem do Brasil um país tão plural e encantador.


Confira a cobertura completa desta vivência em nosso canal no YouTube:





Créditos das fotos, animações e vídeo: Equipe de Divulgação e Marketing da ASCL – Jardim das Borboletas. COPYRIGHT 2026. Todos os direitos reservados à Ação Social Caravana de Luz (ASCL) – Jardim das Borboletas.







 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
LOCALIZAÇÃO

+ 55 (31) 3564-6676

Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1520 – Bairro Nova Granada – Belo Horizonte – MG – CEP 30421-470. 

CONECTE-SE
  • Youtube ASCL - Jardim das Borboletas
  • Instagram ASCL - Jardim das Borboletas
  • Facebook ASCL - Jardim das Borboletas
  • LinkedIn
  • Spotify ASCL - Jardim das Borboletas

COPYRIGHT 2018. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À AÇÃO SOCIAL CARAVANA DE LUZ (ASCL) - JARDIM DAS BORBOLETAS

CRÉDITOS DO SITE: LUCIANA DE CARVALHO @coisas.da.lulude

bottom of page