top of page
  • Foto do escritorASCL - Jardim das Borboletas

ASCL – Jardim das Borboletas marca presença no III Encontro Fraternidade sem Fronteiras

Atualizado: 20 de out. de 2022

Pela Equipe de Comunicação e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas



Nos dias 12, 13 e 14 de abril, o Gigante da Pampulha - como é conhecido o estádio Mineirão, em Belo Horizonte - recebeu mais de 3.200 corações fraternos em conexão com o III Encontro da “Fraternidade Sem Fronteiras – Conectando Corações”, uma organização humanitária com presença no Brasil e em outros seis países.

III Encontro Fraternidade sem Fronteiras
Conectando Corações por um mundo melhor.

O evento contou com a participação de representantes da Ação Social Caravana de Luz (ASCL) – Jardim das Borboletas. Durante os primeiros dias, a gerente do Projeto Creche Casulo e terapeuta ocupacional Christiane Carvalho, bem como a coordenadora do núcleo de divulgação e marketing da entidade, Luciana de Carvalho, tiveram a oportunidade de participar, em meio a outros corações fraternos, de palestras e debates inter-religiosos, que contaram com representantes de várias crenças, dentre as quais a espírita, a católica, a budista, a evangélica, a judaica e as religiões de matriz africana. Nessa oportunidade, foi debatida a importância da fraternidade e da solidariedade sem fronteiras étnicas, religiosas ou geográficas.

Tivemos, ainda, a oportunidade de conhecer exemplos de superação e determinação, como o dos líderes do Ubuntu: Maick Mutej, Prince Kalollo, Felly Zihal e Frank Donald, que compartilharam experiências tocantes de fraternidade.

Líderes do Ubuntu e representantes da ASCL - Jardim das Borboletas.

A partir do segundo dia, 13 de abril, conhecemos o trabalho realizado pelos “Caçadores de Bons Exemplos”, um casal de Divinópolis, Iara e Eduardo Xavier, que saiu Brasil afora em busca de bons exemplos. Foram catalogados por eles mais de 1.600 exemplos de brasileiros verdadeiramente abnegados e apaixonados por fazer o bem. O casal acredita que há muito mais ações positivas que ações negativas no mundo; por essa razão, continuam na estrada, movidos pelo desejo de descobrir uma sociedade mais humana e mais ativa na construção de um mundo melhor para se viver.

Na oportunidade, foi distribuído entre os participantes o primeiro livro dos “Caçadores de Bons Exemplos”, intitulado “Em busca de brasileiros que fazem a diferença”. Para a coordenadora do núcleo de divulgação e marketing e uma das fundadoras da ASCL, Luciana de Carvalho, “esta experiência proporcionou grande alegria em saber que não estamos sozinhos. Somos uma grande família, que busca construir, de forma integrada, um mundo melhor, pelos caminhos da promoção social do ser, possibilitando autonomia aos sujeitos sociais.”

Segundo o escritor, palestrante, psicólogo e mestre em saúde coletiva Rossandro Klinjey – que participou, no segundo dia, do painel “Educação que transforma” -, a sociedade brasileira está percebendo que a construção da autonomia aos sujeitos sociais – e, por consequência, de um país mais civilizado - só vai acontecer pela educação. “Essa tomada de consciência é muito importante e antecede a valorização do educador”, explica o psicólogo, que também é colaborador do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo.

III Encontro da “Fraternidade Sem Fronteiras – Conectando Corações”.

O painel “Educação que Transforma”, que contou com os convidados Rossandro Klinjey e Wellerson Santos e foi moderado por Ana Lúcia Caetano, também debateu sobre o papel dos educadores na motivação de seus alunos, os quais devem acreditar que são capazes de realizar seus projetos pessoais e profissionais. Para isso, os estudantes precisam saber que podem contar com a escola e com a equipe de professores e educadores. Ao mesmo tempo, os jovens devem ser empoderados de modo a assumirem a responsabilidade por suas escolhas e caminhos.

Ao longo do encontro, que transcorreu em um clima agradável, foi possível, ainda, conferir diversas atividades musicais e artísticas, assim como exposições.

III Encontro da “Fraternidade Sem Fronteiras – Conectando Corações”.


Créditos das fotos: equipe de Marketing e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas. COPYRIGHT 2019. Todos os direitos reservados a Ação Social Caravana de Luz (ASCL) - Jardim das Borboletas.













bottom of page