Pela Equipe de Comunicação e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas
Nos dias 7, 8, 12 e 13 de agosto, no Museu Brasileiro do Futebol – situado no estádio Mineirão (Av. Coronel Oscar Paschoal, Pampulha, Belo Horizonte) -, representantes da Ação Social Caravana de Luz (ASCL) – Jardim das Borboletas participarão das oficinas que compõem a 4ª edição do Curso de Formação Tempo da Infância - Encontros para Pensar a Criança. Trata-se de curso gratuito voltado para entidades que atuam em escolas públicas e em projetos sociais voltados à infância.
O curso é uma realização do Museu dos Brinquedos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e do Movimento BH pela Infância.
Foram selecionados, no mês de julho, interessados em participar das quatro oficinas a serem realizadas por especialistas da área. A gerente de projetos sociais da ASCL e terapeuta ocupacional Christiane Carvalho se sente feliz em participar desta 4ª Edição do Curso de Formação, “uma vez que o brincar é essencial na vida das crianças e deve ser prioridade diária em uma concepção inclusiva de educação”.
“Além disso, as oficinas oferecem uma oportunidade para buscar, pensar, aprimorar, criar, experimentar e consolidar novas formas de brincar, em tempos os quais essa dimensão da infância tem sido negligenciada. A ASCL, por meio do programa Creche Casulo, busca ofertar um leque de práticas e atividades pedagógicas que garantam o brincar inclusivo a todos os alunos matriculados”, afirma a gestora.
Para a coordenadora do Núcleo de Divulgação e Marketing da entidade, Luciana de Carvalho, o curso apresenta uma oportunidade de potencializar tanto o aprendizado quanto o brincar da criança, a partir do conhecimento que será construído ao longo dos 4 encontros, em espaços interativos que contam com a participação de especialistas e de outras entidades voltadas à educação infantil. “Isso não somente enriquece o debate, como também contribui para a melhor capacitação dos profissionais envolvidos”, argumenta a coordenadora.
Objetivo do Curso
O Curso de Formação Tempo da Infância busca trabalhar questões práticas sobre a criança, bem como pensar a relação dela com os espaços urbanos e sua inclusão nesses espaços por meio do brincar. Além disso, a iniciativa propõe fomentar uma reflexão sobre o uso excessivo da tecnologia na sociedade contemporânea e sobre a construção do brincar como uma maneira de incentivar as pessoas a se conectarem.
Confira a seguir a programação do evento:
Dia 7 de agosto (quarta-feira) das 14h às 17h
Oficina 1. “VIVÊNCIAS LÚDICAS: O DESPERTAR DO SER BRINCANTE”, com Rodrigo Libanio Christo
- A criança que existe em nós
- A cultura da infância
- Jogos, brinquedos e brincadeiras
- Música, ritmo e movimento corporal
Dia 8 de agosto (quinta-feira) das 14h às 17h
Oficina 2. “TEMPO DA INFÂNCIA: O BRINCAR COMO LINGUAGEM PRINCIPAL DA INFÂNCIA", com Fernanda Clímaco
- Conceitos de infância e sua construção histórica e social
- O brincar como direito
- O brincar como linguagem
- O tempo e o espaço para o brincar
- O brincar na cidade
Dia 12 de agosto (segunda-feira) das 14h às 17h
Oficina 3. “TODAS AS INFÂNCIAS: O PENSAR E O AGIR PELA DIVERSIDADE E POR UMA SOCIEDADE INCLUSIVA", com Mariana Rosa
- A criança com deficiência na história
- O respeito à diversidade humana
- As barreiras do espaço urbano
- A educação na perspectiva inclusiva
- O brincar na perspectiva inclusiva
Dia 13 de agosto (terça-feira) das 14h às 17h
Oficina 4. “A CRIANÇA E A CIDADE: PELA TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO”, com Desirée Ruas
- A invisibilidade e os desafios da infância na cidade
- Projetos de escuta da infância
- Construindo pontes e conexões pelas e com as crianças
- Elaboração de projetos para o tempo da infância
#ASCL; #JardimDasBorboletas; #CursoDeFormação; #TempoDaInfancia; #capacitação; #infancia; #InfanciaNaCidade; #educação; #pensarAcriança; #criança; #MuseuDosBrinquedos; #PBH; #FundaçãoMunicipalDeCultura; #FMC; #MovimentoBHpelaInfancia; #brincar; #brincarComoDireito; #brincarComoLinguagem; #brincadeiras; #ConstruçãoDoBrincar; #inclusão; #EspaçosUrbanos; #cidade; #InclusãoSocial; #PerspectivaInclusiva; #respeito; #DiversidadeHumana; #BeloHorizonte; #tecnologia; #conexão; #sociedade;
Comments