• ASCL - Jardim das Borboletas

Curso de Brigada de Incêndio é realizado com educadores e funcionários do Casulo das Borboletas

Atualizado: 20 de out.

Pela Equipe de Comunicação e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas


Treinamento de Brigada de Incêndio no Casulo das Borboletas – Escola Infantil
Você sabe o que fazer no caso de incêndio?

Educadores do Casulo das Borboletas – Escola Infantil, da Ação Social Caravana de Luz (ASCL) – Jardim das Borboletas, em junho (17/06), participaram de um treinamento de brigada de incêndio, ministrado pelo coronel Newmar Soares Silva, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), nas dependências da escola. O objetivo foi reunir profissionais de diversas áreas da Escola Infantil – coordenadores, professores, administrativo, núcleo de serviços gerais e portaria – para participar de atividades teóricas e práticas sobre prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros.


O curso tinha como objetivo capacitar os profissionais na prevenção e proteção das edificações em geral contra incêndios, além de orientar para operarem com eficiência os equipamentos de segurança, instalados nas edificações, bem como prestem os primeiros socorros com calma e eficiência às vítimas de possíveis acidentes, atuando segundo as normas vigentes.



Com o treinamento, os educadores e funcionários tiveram noção de que a proteção contra incêndios é de grande importância na tentativa de proteger a vida e o patrimônio, reduzindo, assim, os desastres pessoais e ambientais que os incêndios geralmente provocam.




Confira como foi o treinamento!



O coronel Newmar Soares Silva iniciou a capacitação teórica falando sobre as medidas básicas de primeiros socorros e discutiu a avaliação de diferentes casos e vítimas. Posteriormente, seguiu com uma série de atividades práticas: atendimento à vítima; análise da situação e reanimação cardiorrespiratória; uso correto dos extintores e suas diferenças para cada situação; e uso do hidrante de parede e mangueira.


Treinamento de Brigada de Incêndio no Casulo das Borboletas – Escola Infantil
Quando usado corretamente, o extintor pode salvar vidas!

Precisávamos de um treinamento desta natureza, uma vez que laboramos com vidas de diversas idades. Foi perspicaz a metodologia aplicada pelo Instrutor, sendo que o mesmo explorou a atenção e a curiosidade de todos os funcionários para passar as informações. Quanto à prática com Extintor de Incêndio e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), foi destacada com propriedade e o aprendizado garantido. A equipe assimilou o propósito do Treinamento e, caso seja necessário pô-lo em prática, todos estarão seguros na real aplicabilidade”, afirmou Mariângela Aparecida Pinto, coordenadora pedagógica.


“Gostaria de dizer que o Treinamento de Bombeiros de Brigada de Incêndio foi excelente, superou as expectativas, fácil compreensão. Tive a oportunidade de conhecer técnicas que não conhecia. Para mim o conhecimento que obtive será extremamente importante, podendo aplicar até mesmo no dia a dia. O Instrutor foi ótimo, passou os conhecimentos de forma clara e objetiva. Soube conduzir o curso de forma que todos os integrantes participassem, possibilitando romper nossos limites. Parabéns!”, declarou Patrícia Rosa de Amorim Chagas, Educadora do Maternal 1.


Treinamento de Brigada de Incêndio no Casulo das Borboletas – Escola Infantil
A conduta de quem socorre é vital para o salvamento do acidentado.

O treinamento, na minha visão, ensinou como fazer os Primeiros Socorros e usar o extintor de incêndio de forma correta. Gostei muito de ter participado deste treinamento, pois, se precisar, eu irei aplicar”, afirmou Jackson Alves Martins, Auxiliar de Apoio Administrativo.


Valorização da Vida e dos Educadores



Segundo o presidente da ASCL – Jardim das Borboletas, Marcos Carvalho, ações como esta evidenciam o zelo do Casulo das Borboletas – Escola Infantil por toda a comunidade escolar, a valorização do ambiente de bem-estar e segurança e a qualificação constante da equipe de colaboradores.



Confira aqui os brigadistas do Casulo das Borboletas – Escola Infantil


Com esse treinamento, o Casulo das Borboletas – Escola Infantil passa a ter brigadistas capacitados e habilitados para agirem em situação de risco e atuarem conforme a Lei Lucas, nome dado à Lei 13.722, de outubro de 2008, que determina a preparação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico, no atendimento de primeiros socorros aos estudantes.


Treinamento de Brigada de Incêndio no Casulo das Borboletas – Escola Infantil
Esses são os novos brigadistas para garantir a vida de toda a comunidade acadêmica!



#ASCL; #JardimdasBorboletas; #CasulodasBorboletas; #EscolaInfantil; #educaçãoinfantil; #treinamentos; #qualificaçãoconstante; #educação; #cursobrigadadeincêndio; #CBMMG; #corpodebombeirosmg; #treinamentodebrigadadeincêndio; #LeiLucas; #primeirossocorros; #escolasegura; #valorizaçãodavida; #brigadistasCasulodasBorboletas; #BeloHorizonte;