top of page
  • Foto do escritorASCL - Jardim das Borboletas

Feira Literária do Casulo das Borboletas proporciona momentos de reflexão e aprendizagem com livros

Atualizado: 1 de nov. de 2022

Pela Equipe de Comunicação e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas


Feira Literária do Casulo das Borboletas 2022: formando novos leitores.
Do mundo da leitura para a leitura do mundo!

Visando fomentar o potencial da literatura infantil na formação de novos leitores, a Ação Social Caravana de Luz (ASCL) — Jardim das Borboletas, através do projeto infantil Casulo das Borboletas — Escola Infantil, iniciou a programação da Feira Literária em agosto.


As experiências literárias foram divididas nos meses de agosto e setembro, em duas etapas. Na primeira etapa, os alunos do Maternal 1, 2 e 3 e os pais e responsáveis assistiram uma encantadora apresentação de teatro, encenada pelas professoras e monitoras, baseada no livro “Mora pegou catapora”, de Alexandre Azevedo, que, por meio de uma linguagem poética, trabalha temas como a amizade e as doenças comuns na infância.



Feira Literária do Casulo das Borboletas 2022:  experiências literárias.
Formando um bom leitor!

Foi um momento enriquecedor, onde os alunos tiveram a oportunidade de manusear os livros. De acordo com cada faixa etária, o Maternal I e II, levaram 2 livros, e o Maternal III, levaram 3 livros. Os livros distribuídos pertencem ao Kit Literário de 2022 da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e ao programa Leia com uma criança, edição de 2021, do Itaú Social e do Itaú Unibanco que, desde 2010, distribuem livros direcionados a crianças matriculadas na rede pública de municípios vulneráveis, organizações da sociedade civil e bibliotecas.


Os livros distribuídos da PBH foram: A professora e o regador mágico”, de Jonas Ribeiro (com ilustrações de Carol W.); O Elefante e a Formiga, de Ione Amado; Era uma vez uma árvore, de Mario Vale; Raul e o baú do Vovô, de Silvana de Menezes; Cadê o monstro?, de Adriano Messias (com ilustrações de Martin Morón); Jardim de bichinhos, de Lopes Sandra (com ilustrações de Carrossine Camila); Abra cada palavra, de Selma Maria (com ilustrações de Nina Anderson); Cada bicho tem seu canto, de Laís de Almeida Cardoso (com ilustrações de Júnior Caramez); Dedinhos animais, de Tereza Porcella e Jorge Luján (com ilustrações de Giulia Orecchia); A cama da mamãe, de Joi Carlin; Gato prá cá, rato prá lá, de Sylvia Orthof (com ilustrações de Graça Lima); e, Assim como você, de Guido Van Genechten.



Do programa “Leia com uma criança”, edição de 2021, os livros distribuídos foram:Enquanto o almoço não fica pronto”, de Sonia Rosa (com ilustrações de Bruna Assis Brasil), que escrito em forma de versos, descreve uma típica manhã na casa de uma família negra brasileira. É uma verdadeira aventura pelo universo familiar! O segundo livro “Os olhos do jaguar”, de Yaguarê Yamã (com ilustrações de Rosinha), conta uma história oriunda das culturas dos povos Sateré-Mawé e Maraguá, passada de geração para geração. Com ilustrações com cores que valorizam as riquezas da floresta, o livro narra o relacionamento do jaguar, todo esperto, com os outros animais.


Feira Literária do Casulo das Borboletas 2022
A literatura nos conduz a lugares inimagináveis!

Segundo a coordenadora pedagógica Mariângela Pinto: “A Feira Literária do Casulo das Borboletas 2022, proporcionou a aplicação de diversas práticas pedagógicas, incentivando e estimulando a leitura. Foi uma forma de levar o mundo literário para os lares de nossas crianças, mostrando como é prazeroso reunir a família para ouvir uma boa história, aguçar a imaginação e criar gosto pela leitura”, afirmou.


2ª Etapa da Feira Literária


Dando continuidade às atividades literárias, em setembro, os estudantes participaram de uma contação de história baseada no livro “Quando me sinto triste”, de Trace Moroney, que aborda o sentimento de tristeza como um sentimento natural.



Para a gerente do Projeto Casulo da ASCL e terapeuta ocupacional, Christiane Carvalho: “A história é um poderoso instrumento para transmitir conhecimentos e uma forma lúdica e criativa de despertar no aluno o interesse e o prazer pela leitura”, disse.


Assim, a “Feira Literária 2022 do Casulo das Borboletas”, proporcionou aos alunos experiências únicas, atraentes e significativas de leitura.




Créditos do Vídeo:

Criação e edição do vídeo Feira Literária do Casulo das Borboletas: Luciana De Carvalho - COPYRIGHT 2022. Todos os direitos reservados à Ação Social Caravana de Luz (ASCL) - Jardim das Borboletas.




bottom of page