top of page
  • Foto do escritorASCL - Jardim das Borboletas

Garantir a formação de professores é a chave para construir uma educação de qualidade

Atualizado: 20 de out. de 2022

Pela Equipe de Comunicação e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas


Formação de professores do projeto de educação infantil da Creche Casulo.

A Ação Social Caravana de Luz (ASCL) – Jardim das Borboletas, através do projeto de educação infantil da Creche Casulo, e, motivada pela necessidade de formar seus educadores, realizou recentemente, nos meses de julho, agosto e setembro, o curso de treinamento e reciclagem sobre Desenvolvimento da Linguagem na Infância.


O Curso foi dividido em módulos e teve, como objetivo, buscar práticas, recursos, estudos, metodologias e estratégias atuais de educação que, associados à proposta pedagógica da Creche Casulo, pudessem reforçar o olhar de educadores e pais sobre a importância da aquisição da linguagem no processo do desenvolvimento cognitivo da criança, não só objetivando a alfabetização, mas também o desenvolvimento infantil em sua totalidade.


Segundo a diretora executiva pedagógica da ASCL, Rejane Mara Rodrigues, “a importância desses momentos de formação não se baseia apenas na troca de experiências, mas, também, de conhecimentos, habilidades e do entendimento quanto à importância do papel do educador, principalmente no tocante à Educação Infantil, pois, o educador é uma das primeiras referências para a criança em desenvolvimento e formação”.


Para a gerente do Projeto Creche Casulo da ASCL e terapeuta ocupacional, Christiane Carvalho, o curso foi muito enriquecido por materiais incríveis do projeto Aprender Linguagem (0 a 5 anos), mantido pelo Laboratório de Educação que tem, como finalidade, não somente a formação dos professores como também o acesso dos pais a conhecimentos científicos a serem aplicados no cotidiano da criança, gerando melhoria na qualidade da educação.


O curso apresentou recentes estudos sobre como, quando, o quê e porquê os bebês aprendem a falar; como se desenvolve a linguagem até os 5 anos e qual a importância da participação dos adultos neste processo.


Pesquisas científicas apontam que a probabilidade de concluir o ensino médio é 11,2% maior para crianças que tiveram uma educação infantil de qualidade, e que a trajetória cognitiva da criança é influenciada pelos estímulos precoces recebidos sob mediação do adulto.


“Formar o adulto que lida com a criança é fundamental”, afirma a gerente Christiane Carvalho.


No Dia do Professor

Caravana de Luz Editora: livros "Escrevendo Palavras, Modicando Conceitos"; "Paixão e Sublimação"; e "O que fazemos neste mundo?".

Em celebração à data, as educadoras do projeto Creche Casulo receberam um vídeo motivacional reforçando a importância da atuação dos professores na educação infantil, e foram presenteadas com livros de autoajuda [1], com leituras agradáveis e esclarecedoras para enfrentarem as intempéries do momento atual com tranquilidade.



[1] Livros do parceiro Caravana de Luz Editora.








bottom of page