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  • Foto do escritorASCL - Jardim das Borboletas

Proporcionando aos educadores do Casulo das Borboletas estratégias de ensino-aprendizagem

Pela Equipe de Comunicação e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas


A Ação Social Caravana de Luz (ASCL) – Jardim das Borboletas, através do Casulo das Borboletas – Escola Infantil, acredita que investir na formação continuada da equipe significa resgatar o saber dos educadores, ampliando conhecimentos, aprimorando habilidades e o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.


O primeiro módulo do curso “Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)”, da antiga Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), foi ministrado pelo Núcleo Pedagógico do Casulo das Borboletas, tendo sido realizado no período de 2 a 18 de janeiro, contando com nove educadores.


O primeiro módulo apresentou conceitos fundamentais a respeito da alfabetização, literacia emergente e aprendizagem da leitura e da escrita, através de vídeos da plataforma Avamec, textos, conversas e atividades práticas. Além disso, os educadores tiveram a chance de participar de uma oficina especial sobre "Psicomotricidade aplicada a Educação Infantil”, ministrada pela gerente da Escola Infantil Casulo das Borboletas da ASCL, graduanda de pedagogia e terapeuta ocupacional, Christiane Carvalho.





Os conteúdos apresentados têm como propósito capacitar os educadores para assegurar que as crianças que frequentam a Escola Infantil Casulo das Borboletas obtenham êxito na aprendizagem da leitura, evitando problemas de aprendizagem logo no início da trajetória escolar.


“Um bom leitor é aquele que identifica palavras com precisão, fluência e velocidade, dentro e fora de textos (EHRI, 2014). O objetivo da leitura é a compreensão. Nós lemos para compreender, mas ler não é compreender. Para compreender textos, é necessário desenvolver diferentes habilidades e capacidades relacionadas à compreensão da linguagem e ao código alfabético (MORAIS, 2013)” [1].


Dessa forma, ler e escrever são ações poderosas, que permitem adquirir conhecimento e outros aprendizados que favorecem a participação plena na sociedade. A literacia e a educação são consideradas direitos humanos básicos e nós, da Escola Infantil “Casulo das Borboletas”, lutamos para que nossos alunos aprendam a ler e a escrever, sem dificuldades, para que possam usar a leitura e a escrita para progredirem no seu percurso escolar. Tudo isso através de uma abordagem lúdica, visando à promoção de competências fundamentais, como a compreensão da fonologia, o princípio alfabético e a decodificação.


O método “Casulo das Borboletas” de ensino é baseado na constante procura de práticas inovadoras e relevantes que atendam às expectativas e às necessidades de nossos alunos e de suas famílias, considerando suas realidades. Por isso, nossos educadores se atualizam sempre.



De acordo com Kátia Souza, educadora do 1º Período: “O curso vem ampliar e trazer novas ideias sobre o processo de ensino-aprendizagem de práticas de desenvolvimento da literacia, como consciência fonêmica, instrução fonêmica sistemática, fluência em literatura oral, desenvolvimento do vocabulário e compreensão de textos. Tudo isso é muito importante para a aprendizagem e alfabetização das crianças na pré-escola. Sendo assim, é relevante aprender sobre Neurociência e educação, para ter uma ideia de como o cérebro das crianças reage a diferentes estímulos. Desta forma, é perceptível que, ao longo do curso, a Neurociência oferece conceitos que ajudam o educador a aperfeiçoar as suas técnicas de ensino em sala de aula. Ao utilizar técnicas motivacionais, como jogos e brincadeiras, o educador consegue despertar o interesse das crianças pela leitura e pela escrita, ajudando-as a compreender os princípios alfabéticos e criando um ambiente de aprendizagem. Além disso, é importante ler obras que possam formar valores desde os primeiros ciclos de aprendizagem, para aumentar a compreensão de si mesmo, do mundo, das relações dos seres humanos entre si e com o meio ambiente”.


O segundo módulo do curso está previsto para ocorrer no mês de julho. A capacitação é parte do Programa de Formação Continuada de nossos professores, que segue a proposta pedagógica do “Casulo das Borboletas”.



[1] NADALIM, Carlos Francisco de Paula; ALÇADA, Isabel. Alfabetização Baseada na Ciência: Manual do Curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC). Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. 28 p. (As Fases do Desenvolvimento da Leitura e da Escrita.





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