top of page
  • Foto do escritorASCL - Jardim das Borboletas

“Traços, Sons, Cores e Formas”

Pela Equipe de Comunicação e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas


Escola Infantil Casulo das Borboletas - Campo de experiência “Traços, Sons, Cores e Formas" - Pintura “Os Girassóis” (1888) de Van Gogh - Ao som de Frédéric Chopin
A fantástica experiência de pintar “Os Girassóis” (1888), de Van Gogh, ao som de Frédéric Chopin. Parabéns!

No mês de abril, com o objetivo de explorar um dos campos previstos na BNCC, o campo de experiência “Traços, Sons, Cores e Formas”, os estudantes do 2° Período da Escola Infantil Casulo das Borboletas participaram de uma experiência que envolveu a reprodução da obra artística “Os Girassóis”, do pintor famoso Vincent Willem van Gogh, um pintor pós-impressionista neerlandês, considerado uma das figuras mais relevantes e influentes da história da arte ocidental.


As crianças, ao observarem e apreciarem a obra de Vincent van Gogh “Os Girassóis” (1888), pintaram ao som de um dos maiores compositores para piano e pianistas da história, Frédéric François Chopin.


A presente experiência proporcionou aos estudantes o contato com a linguagem artística e musical, com o objetivo de iniciar a formação cultural e a aquisição de diversas habilidades nas crianças, no que diz respeito ao campo de experiência com traços, sons, cores e formas, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).



A pintura da obra “Os Girassóis”, executada pelos alunos, permitiu que eles observassem, apreciassem e analisassem os elementos fundamentais da linguagem visual (cor, sombra, textura e forma).


Ao ouvir as composições de Chopin, os alunos puderam se familiarizar, reconhecer os instrumentos musicais presentes na obra (incluindo o piano, predominantemente representado como um instrumento solista, mas também incluiu outros instrumentos de uma orquestra inteira) e aprimorar o seu repertório musical.


Com esse conhecimento, os estudantes desenvolveram suas habilidades intelectuais, emocionais, sociais, perceptivas, físicas, estéticas e criatividade. Assim sendo, essa experiência foi um recurso pedagógico significativo para fornecer informações cruciais para a convivência em sociedade, uma vez que capacita os alunos a enxergar de forma crítica a realidade e os elementos que os cercam.


Também, por meio dessa experiência, os alunos do 2° Período registraram suas interpretações sobre o conteúdo aprendido. A seguir, veja:


Escola Infantil Casulo das Borboletas - Campo de experiência “Traços, Sons, Cores e Formas" - Pintura “Os Girassóis” (1888) de Van Gogh - Ao som de Frédéric Chopin
Promover a arte na educação infantil é incentivar o crescimento das crianças. Parabéns!

O Núcleo Pedagógico do Casulo das Borboletas considera importante incentivar o lado artístico das crianças, estimulando o desenvolvimento de capacidades que contribuirão para a criatividade, cidadania, autonomia e pensamento crítico. 

 

 


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page