top of page
  • Foto do escritorASCL - Jardim das Borboletas

Volta às aulas do projeto Creche Casulo

Atualizado: 20 de out. de 2022

Pela Equipe de Comunicação e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas

Relação entre os números e as quantidades é trabalhada no 2º Período da Creche Casulo.
Relação entre os números e as quantidades é trabalhada no 2º Período da Creche Casulo.

Os alunos do projeto de educação infantil da Creche Casulo, da Ação Social Caravana de Luz (ASCL) – Jardim das Borboletas, voltaram às aulas presenciais no segundo semestre de 2021, conforme o seguinte calendário: 1º e 2º Períodos no dia 30 de julho; Maternal III no dia 9 de agosto; Maternal II no dia 16 de agosto, e, Maternal I no dia 19 de agosto.


Horários, aulas e espaços foram reformulados, atendendo o protocolo sanitário da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) contra o Covid-19, o que garante aos alunos, ao corpo docente, às equipes administrativa e de limpeza uma maior segurança frente as atividades desempenhadas.


O compromisso da Creche Casulo sempre foi o de promover um ensino de qualidade; assim sendo, via presencial ou remoto, não temos medido esforços para que o nosso trabalho assegure o desenvolvimento integral de nossos alunos.


Confira como funciona o ensino presencial na Creche Casulo


Horário matutino

Alunos do 1° e 2° Períodos entram no horário de 7h30 às 10h50, de segunda a sexta-feira e têm, a cada dia da semana, duas aulas diversificadas: ora Português; ora Matemática; ora Ciências e Artes (através dos projetos “A Incrível Máquina Humana” e “A arte na educação infantil”). Há lanche antes das aulas, mais 2 intervalos para lanche com brincadeiras e almoço.


Nas aulas de Português, com Conto e Reconto, os alunos aprendem a desenvolver a oralidade, sequência lógica e interpretação de histórias narradas; na fonética – identificam e criam sons; exercitam a pronúncia bem articulada e correta das palavras; participam de jogos verbais como parlendas, repetições e alterações; reconhecem letras do alfabeto; trabalham conjugação dos verbos (tempo e pessoa); desenvolvem capacidade motora grossa e fina; estabelecem relações entre palavras (imitar, criar, falar, escutar e repetir); manuseiam diversos livros e treinam a leitura; participam de teatros e encenações.


Nas aulas de matemática, aprendem as grandezas e medidas/espaço e forma, com cores primárias e secundárias, formas geométricas planas e contornos, tamanhos, peso, espessura, volume; realizam atividades de coordenação motora grossa e fina; descobrem relações espaciais como alto/baixo, dentro/fora, próximo/distante; e aprendem sobre relações temporais – ontem, hoje, amanhã.


Horário vespertino


No horário vespertino das 13h30 às 16h50, recebemos os alunos do Maternal III, Maternal II e Maternal I, com a seguinte disposição:


- Maternal III - com aulas semanais de segunda a sexta-feira – também com aulas diversificadas como das turmas do 1° e 2° Períodos, com intervalos para lanche entre as aulas (intervalo em que as crianças brincam) e jantar.

Maternal III da Creche Casulo aprende conceitos básicos de leve e de pesado.
Aprendendo conceitos básicos de leve e de pesado.

- Maternal II, com aulas de segunda a quarta-feira; e, Maternal I com aulas nas quintas e sextas-feiras. As turmas têm aulas voltadas para emoções, conhecimento do mundo à sua volta, desenvolvimento progressivo de suas conquistas temporais, evolução do vocabulário, coordenação motora grossa, percepção das cores, formas e espaços dentre demais conceitos sugeridos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com intervalos para lanche de entrada, lanche entre as atividades e jantar com exposição de vídeos infantis.



Ensino remoto no Casulo das Borboletas


Para os alunos, cujos pais optaram pelas aulas remotas, nossa instituição de ensino e sua equipe docente elaboram atividades e kits pedagógicos que são entregues aos responsáveis.

Vamos juntos!


Você também pode apoiar o projeto Creche Casulo, que cuida da educação de 90 crianças de 1 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social em Belo Horizonte.


Favorecido: Ação Social Caravana de Luz

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 2984

Conta corrente: 3179-9

Operação: 003

CNPJ: 16.715.292/0001-89


Ou, faça um PIX da Esperança: (valor mínimo R$60,00 reais)


Através do nosso CNPJ 16.715.292/0001-89 (Caixa Econômica Federal), que é nossa chave PIX, cadastrado em seu aplicativo bancário, você pode fazer o envio da doação em segundos. Transforme vidas!





Créditos das fotos: equipe do projeto Creche Casulo.

Créditos das artes: equipe de Divulgação e Marketing, da ASCL - Jardim das Borboletas. COPYRIGHT 2021. Todos os direitos reservados a Ação Social Caravana de Luz (ASCL) - Jardim das Borboletas.




bottom of page