top of page
  • Foto do escritorASCL - Jardim das Borboletas

A Escola Infantil Casulo das Borboletas inicia o ano letivo com grande alegria

Atualizado: 21 de mar.

Pela Equipe de Comunicação e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas


A volta às aulas dos nossos estudantes de educação infantil, maternal I, II, III e 1º Período foi um momento muito feliz.


A gerente da Escola Infantil Casulo das Borboletas da ASCL, Christiane Carvalho, graduanda em pedagogia e terapeuta ocupacional, recebeu os alunos, juntamente com as educadoras e monitoras da escola, caracterizadas por figurinos especiais de insetos e pássaros que habitam o Jardim das Borboletas.


Este ano, o Núcleo Pedagógico do Casulo das Borboletas e as educadoras criaram uma identidade visual marcante para as turmas da educação infantil, com o objetivo de tornar o espaço mais acolhedor e estimular o aprendizado das crianças. Cada turma é representada por um inseto e/ou uma ave do Jardim das Borboletas: a lagartinha e a formiga (Maternal I), a abelha e a joaninha (Maternal II), a borboleta e o sabiá (Maternal III), o beija-flor (1º Período).





Primeiro dia de aula


Após o café da manhã, as crianças dirigiram-se para as salas de aula, participaram de atividades lúdicas e se divertiram bastante.



As educadoras das turmas da Lagartinha e da Formiga, do Maternal 1, cuidaram do período de adaptação com as crianças e seus responsáveis. Essa é uma fase importante, na qual as crianças podem experimentar coisas novas na escola, aprender e conviver com os professores e amigos de classe, o que é relevante para o seu desenvolvimento físico, mental e social.


Os alunos do Maternal II (Joaninha e Abelhinha) e Maternal III (Sabiá) brincaram com blocos de montar e Lego, atividades que proporcionam o aprimoramento da motricidade, as noções de espaço, a socialização, as formas, as cores, a capacidade imaginativa e a cognição.




Os demais alunos ouviram histórias. Ah! histórias são tão fascinantes! Elas apresentam outros mundos!



A turma da Borboleta, Maternal III, ouviu uma história chamada "A Lagarta comilona", do escritor Sheridan Cain, da editora Ciranda Cultural, que fala, de maneira lúdica, sobre a metamorfose da borboleta.



Os estudantes do primeiro período da classe do Beija-Flor ouviram uma história de ficção sobre amizade, chamada “O Beija-Flor e o Pica-Pau”, narrada pela educadora Katia Souza.


Foi um dia inesquecível, em que todos descobriram e aprenderam muito!



Projeto Jardim de Valores


A segunda edição do projeto Jardim de Valores, que incentivará valores como amizade, boas-maneiras, gentileza, gratidão, entre outros, será desenvolvido ao longo do ano para despertar o aluno para a responsabilidade consigo mesmo, com o outro, com a sociedade, com os animais e com o meio ambiente.


A primeira virtude que será trabalhada no “Jardim de Valores” será a “Amizade”.


O maternal II, turmas da Abelha e da Joaninha, trabalhará com o livro “Três Ursos”, de Cliff Wright. A obra conta a história de três ursos amigos que enfrentam momentos bons e difíceis juntos. Além deste, os alunos conhecerão o livro “Coach!”, que conta a história de um porco que quer fazer novos amigos, do escritor Rodrigo Folgueira, com ilustrações de Poly Bernatene, da Editora FTD.


A classe de maternal III, “Borboleta e Sabiá”, verá o livro “Superamigos”, de Fiona Rempt, com ilustrações de Noelle Smit, da Editora Manati. A obra trata dos amigos do caracol que resolvem presenteá-lo no dia do seu aniversário com um item para que possa se locomover com mais agilidade. Outro livro adotado é o livro “Bibi e Kito”, da Coleção Primeiras Decisões, do autor e ilustrador Alejandro Rosas, da Editora Scipione.


A história é de amizade entre Bibi e Kito, um novato que vem de outro país e não fala português. Para ajudar, Bibi se esforça para que outros amigos o recebam bem. Os temas tratados são: acolhimento, amizade, diversidade cultural e imigração.


O primeiro período, turma do Beija-Flor conhecerá o livro "O caracol e a baleia", uma história de amizade entre uma baleia gigante e um caracol minúsculo, da autora Julia Donaldson, com ilustrações de Axel Scheffler, da Editora Brinque-Book.


A fim de incentivar ainda mais o aprendizado dos alunos do Casulo das Borboletas, a escola infantil também trabalhará com o programa de Literacia Familiar, que propõe ações para estimular a leitura no ambiente familiar.



Agradecemos aos pais pela confiança depositada em nosso trabalho de educação integral do ser. Sabemos que é fundamental que a família e a escola estejam unidas no papel de educar, pois, é através dessa parceria que é possível incentivar os alunos a aprenderem ao máximo.


Acompanhe as nossas atividades pelo site www.jardimdasborboletas.org.br e nas redes sociais - Instagram, Facebook e YouTube.



#ASCL; #JardimdasBorboletas; #CasulodasBorboletas; #escolainfantil; #primeirainfância; #educacao; #educacaointegral; #voltaasaulas; #programadeliteraciafamiliar; #literaciafamiliar; #literacia; #desenvolvimentoinfantil;

bottom of page