top of page
  • Foto do escritorASCL - Jardim das Borboletas

Musicalização: uma parceria de sucesso na formação integral do ser!

Atualizado: 27 de jun.

Pela Equipe de Comunicação e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas


Oficina de Musicalização da Escola Infantil Casulo das Borboletas: Conhecendo o intrumento musical Tambor!
Descubra o Tambor, esse incrível instrumento musical!

Ao longo da história, as pessoas do mundo todo têm cantado e se encantado com os elementos musicais, criando e tocando antigos e novos instrumentos. A música é uma forma de expressão que apresenta ideias, costumes, sentimentos e condutas sociais. Na educação infantil, a música é mais do que uma forma de expressão e interação com o mundo; é um recurso que possibilita o desenvolvimento de competências como raciocínio, imaginação, percepção rítmica e estética, além de fomentar a comunicação oral, memória, concentração e atenção, a afetividade, a percepção corporal e a socialização e o respeito ao próximo, contribuindo para sua formação integral.


Dessa forma, a Ação Social Caravana de Luz (ASCL) – Jardim das Borboletas, através do Casulo das Borboletas – Escola Infantil, iniciou, em junho, a Oficina de Musicalização com a professora de música Nádia Marçal para os alunos do Maternal 2, 3 e 2º Período.


Oficina de Musicalização da Escola Infantil Casulo das Borboletas: Conhecendo o instrumento musical Ukulele.
Desvende o encanto do Ukulele, um instrumento musical versátil!

Todas as quintas-feiras de manhã, haverá oficinas de 30 a 45 minutos, de acordo com a turma. Serão trabalhados diversos gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas até composições eruditas. Além de apresentar aos alunos novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório das Oficinas de Musicalização do Casulo das Borboletas tem como objetivo manter vivas as raízes culturais de nossa história.


Além disso, os alunos da Escola Infantil Casulo das Borboletas terão a chance de conhecer os mais variados instrumentos musicais, como ukulele, tambor, pandeiro, sinos musicais, clavas, chocalhos, dentre outros. As descobertas de novos instrumentos e sons, contribuem para o crescimento da sensibilidade musical e auditiva.






Quem é Nádia Marçal?


Nádia Marçal é voluntária da ONG ASCL – Jardim das Borboletas, formada pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), no curso de licenciatura em instrumento musical, atuando na área de musicalização desde 2020.


Na opinião de Nádia Marçal, as oficinas têm sido bastante proveitosas. "Os alunos do Casulo das Borboletas – Escola Infantil são muito receptivos e acolhedores. Será um prazer trabalhar com as crianças”, disse.





Comments


bottom of page