top of page
  • Foto do escritorASCL - Jardim das Borboletas

Presidente da ASCL se reúne com o deputado estadual Grego da Fundação

Atualizado: 25 de mai.

Pela Equipe de Comunicação e Divulgação da ASCL - Jardim das Borboletas


Todos os anos, ingressam nas escolas estaduais e rede parceira do município, uma grande quantidade de crianças que vivem em comunidades vulneráveis, com uma história de vida que, em muitos casos, inclui situações de trabalho infantil, negligência, maus-tratos e exploração, somados ao quadro de pobreza, desemprego e drogas que afetam suas famílias. Sendo assim, o presidente da ONG Ação Social Caravana de Luz (ASCL) — Jardim das Borboletas, Marcos Carvalho, esteve reunido no dia 18 de maio, às 10 horas, com o deputado estadual Grego da Fundação (@gregodafundacao) para apresentar a ONG e sua Escola Infantil Casulo das Borboletas, que atende gratuitamente, em horário integral, aproximadamente 122 crianças de 1 a 6 anos, muitas delas em situação de vulnerabilidade social no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.


A reunião também tinha como objetivo apresentar o sonho de ampliar o ensino infantil no Aglomerado Morro das Pedras, na Zona Oeste, composto por sete vilas: Antena, Santa Sofia, São Jorge I, II e III, Leonina e Pantanal. 


“Bolsão de pobreza”


De acordo com o IBGE, cerca de 25 mil habitantes habitam o quarto aglomerado urbano conhecido como Aglomerado Morro das Pedras.


Ana Paula Carvalho, diretora da Escola Infantil Casulo das Borboletas, lembra que os indicadores sociais de Belo Horizonte apontam o Aglomerado como uma área de grande vulnerabilidade social. "Os principais problemas são defasagem de vagas na educação infantil em horário integral e violência", disse.


Participaram da reunião o assessor parlamentar Gustavo Reis, a assessora de comunicação do deputado Laíze Souza; e a assessora de comunicação e captadora de recursos Luciana De Carvalho, da ONG ASCL — Jardim das Borboletas.


O deputado estadual Grego da Fundação parabenizou a todos e assumiu o compromisso de colaborar para a ampliação do nosso sonho.


Quem é o parlamentar Grego da Fundação?


O deputado estadual Grego da Fundação foi prefeito de Muriaé, de 2017 a 2020, e foi o mais votado da história da cidade. Postulante pela primeira vez à cadeira de deputado estadual, o novo parlamentar, filiado ao Partido da Mobilização Nacional (PMN), ele tem como principal bandeira a defesa da saúde e a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Grego é voluntário do setor de Humanização do Hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella, que atende 3 milhões de pessoas em mais de 200 municípios. Na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), o deputado estadual Grego da Fundação assumiu a vice-presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representando uma causa prioritária de seu mandato. Compõe a Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer, defendendo fortemente a luta pelo diagnóstico precoce do câncer e tratamento digno. O deputado integra também a Comissão de Saúde, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social e a Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia, e ainda a vice-liderança do bloco Minas em Frente de apoio ao Governador Romeu Zema na Assembleia Legislativa.


O período da primeira infância


De acordo com o presidente da ASCL — Jardim das Borboletas, Marcos Carvalho, "há décadas a ciência tem reunido evidências sobre a relevância dos primeiros anos de vida para o progresso do ser humano, abrangendo desde aspectos mais óbvios, como o crescimento físico e a aquisição da linguagem, até a criação das bases sociais e culturais que serão suas bases adultas. Se, por um lado, o período da primeira infância é de grandes oportunidades para a plena vida de uma pessoa, também é de muitas vulnerabilidades como pobreza e violência. Dessa forma, a primeira infância necessita de uma atenção mais focada, de um olhar específico e de uma ação sensível às peculiaridades da idade", disse.


Acesse nosso canal no YouTube para conferir a visita: clique aqui ou assista abaixo:



Pioneirismo da ASCL - Jardim das Borboletas


A ONG ASCL — Jardim das Borboletas, fundada em 1992, é reconhecida pelo seu trabalho pioneiro nas áreas de educação, atendimento, desenvolvimento social e saúde, promovendo e facilitando o acesso aos direitos fundamentais de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social e risco, no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.


A sede da ASCL, localizada na Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1520, no Bairro Nova Granada, oferece serviços, programas e projetos de educação, apoio e desenvolvimento comunitário. Conta com a ajuda de parceiros e amigos do bem, que estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo.


Só na campanha Metro Quadrado Social arrecadamos 2,1 milhões para a construção da nossa Sede. Dessa forma, continuamos confiantes, na certeza de que vamos, cada vez mais, defender, proteger e manter os direitos de mais crianças e famílias vulneráveis na cidade de Belo Horizonte.


Para obter informações adicionais sobre o nosso trabalho, acesse o site www.jardimdasborboletas.org.br e acompanhe as principais notícias em nosso Blog. 




Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page